Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Há Engenharia na nova tecnologia automóvel da Bosch

Há Engenharia na nova tecnologia automóvel da Bosch

6 Fevereiro, 2019

Há Engenharia no primeiro Painel Digital de Instrumentos Curvo do mundo, e tem mão de engenheiros portugueses. Depois das televisões e dos telemóveis com ecrã curvo chegou vez do painel de instrumentos dos automóveis. O Volkswagen Touareg, pela mão da Bosch, será o primeiro com esta tecnologia. 

A equipa de engenheiros da Bosch Car Multimedia, em Braga, desenvolveu este novo painel de instrumentos, cujo “segredo” por trás da nitidez e do contraste dos novos monitores é um processo novo de fabrico, com o qual o painel de instrumentos reflete mais de quatro vezes menos luz, mesmo sob a luz do sol.

O optical Bonding – nome dado a este processo – um líquido muito fino é utilizado para ligar o painel de instrumentação diretamente ao vidro. Graças à perfeita fixação dos dois componentes, o painel reflete menos luz, sendo que a sua eficácia é quatro vezes superior à dos ecrãs normais. Para o condutor, isto significa que não existem reflexos incómodos e que o contraste é mais visível quer seja em ambientes de luz ou de escuridão.

A curvatura do novo painel de instrumentos da Bosch tenta simular a curvatura percecionada pelo olho humano para que o condutor consiga facilmente identificar os sinais de aviso, inclusive os presentes nos cantos do ecrã. O novo ecrã da Bosch permite ainda reduzir o espaço ocupado, sendo que por baixo da superfície estão combinados vários ecrãs digitais, que retiram quase dois centímetros do espaço ocupado quando comparados com os ecrãs convencionais.

Dependendo do que o condutor deseja ver a qualquer momento, o ecrã curvo é capaz de mostrar mapas de navegação em grandes áreas, informações úteis a quem está a conduzir, e ainda, as condições dos sistemas de assistência e alertas.