Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Valente de Oliveira foi distinguido com Prémio Carreira FEUP

Valente de Oliveira foi distinguido com Prémio Carreira FEUP

28 Janeiro, 2019

Luís Valente de Oliveira acaba de ser distinguido com o Prémio Carreira FEUP, que tem por objectivo reconhecer a excelência do percurso dos diplomados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Valente de Oliveira é licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado pela mesma faculdade em 1973, é também diplomado em Planeamento e Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies da Haia, Países Baixos (1969), e tem um Master of Science em Planeamento de Transportes pelo Imperial College London (1971). Dirigiu o gabinete técnico e de gestão da Comissão de Planeamento Regional do Norte entre 1973 e 1978, tendo sido presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte entre 1979 e 1985.

Antigo Professor Catedrático da FEUP, Valente de Oliveira foi selecionado entre todas as nomeações submetidas pelos membros da comunidade  FEUP. Uma decisão que acabaria por merecer a unanimidade do  júri –  constituído por Carlos Costa, Professor Emérito da FEUP; Carlos Moreira da Silva, Chairman da BA Vidro; João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP; João Fugas, COO da Bondalti; Liliana Carvalho, Responsável do Gabinete Alumni da FEUP; e Raul Vidal, Coordenador das Relações Alumni da FEUP –  em reconhecer uma “excecional, brilhante e polifacetada carreira dentro e fora da FEUP, como educador, como técnico, como político e como gestor”.

Esta não é a primeira distinção atribuída ao antigo Professor Catedrático da FEUP, Vice-Presidente da AEP e Administrador da Fundação de Serralves. Entre muitas outras nomeações e homenagens, Luís Valente de Oliveira foi o primeiro galardoado com a Medalha de Mérito da Universidade do Porto (2012) pelo seu contributo para “o reforço do prestígio nacional e internacional” da instituição e em 2008 foi homenageado no dia Regional do Engenheiro Norte. Mais recentemente, em 2017 foi também agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’iago da Espada “pelos seus notáveis méritos, de extraordinária relevância para Portugal, que o torna merecedor desta distinção” e por ser “um português de exceção, palavras do próprio PR.

Luís Valente de Oliveira possui um vasto e notável currículo de participação cívica em diversas instituições de interesse público nacional, tendo-se notabilizado enquanto Ministro da Educação e Investigação Científica (1978-1979), Ministro do Planeamento e Administração do Território (1985-1995) e Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação (2002-2003). Entre 1979 e 1985 assumiu ainda a Presidência da Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCDRN).

Sobre o Prémio Carreira FEUP

Atribuído anualmente, este galardão destina-se a diplomados da Faculdade de Engenharia que se tenham distinguido ao longo da sua carreira, que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade, e que tenham contribuído para a consolidação da imagem da FEUP enquanto escola de referência na área da Engenharia.

O Prémio Carreira da FEUP 2018 será entregue numa cerimónia agendada para o próximo dia 14 de março, na Faculdade de Engenharia.