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Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos

Formação Porto 11-03-2019 | 15-03-2019 14h00

Os participantes irão adquirir competências comunicacionais e comportamentais, ao nível dos relacionamentos interpessoais e da gestão de conflitos, com vista a maximizar todos os contatos que ocorrem no quotidiano. Esta formação irá decorrer durante o mês de março, na sede da OERN, para todos os que necessitam melhorar as suas competências ao nível do relacionamento interpessoal e da gestão de conflitos que surgem no quotidiano.

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Objetivos Específicos
– Definir as ferramentas assertivas a utilizar com cada interlocutor e em cada contexto específico;
– Escolher e utilizar as palavras como canais comunicacionais de reforço assertivo;
– Compreender a importância do interlocutor no processo de rentabilização da comunicação;
– Aplicar técnicas de escuta activa e de feedback construtivo;
– Adotar a assertividade como estilo de comportamento e de comunicação de excelência;
– Reconhecer a importância das relações interpessoais no seio de uma organização;
– Identificar e aplicar as regras fundamentais da comunicação interpessoal;
– Saber gerir as emoções, a pressão e o stress;
– Utilizar diversos instrumentos para uma acção cooperativa e não confrontativa;
– Aplicar competências de diálogo, escuta, e comunicação na mediação de conflitos;
– Conhecer e compreender as melhores ferramentas para cada tipo de conflito.

Conteúdos Programáticos

1. A Comunicação
1.1. A comunicação como alicerce na construção de relações
1.2. Compreender o processo comunicacional
1.3. Dificuldades no processo de comunicação – como ultrapassar?

2. Atitudes de Comunicação para Estabelecer Relações Positivas
2.1. Estilos de comunicação interpessoal
2.2. Articulação da comunicação verbal e não-verbal
2.3. A Escuta ativa
2.4. O feedback construtivo
2.5. Ferramentas comunicacionais para criação de relações empáticas
2.6. A comunicação e a escuta ativa como elementos fundamentais na mediação de conflitos

3. Relacionamento Interpessoal
3.1. Melhorar o relacionamento consigo próprio e com os outros
3.2. Auto-regulação e auto-domínio das emoções, resistência à pressão e ao stress
3.3. O poder da cooperação
3.4. Construir uma estratégia de cooperação vencedora
3.5. Gerir as situações adversas e o confronto

4. A Comunicação e o Relacionamento Interpessoal
4.1. O comportamento como valor de mensagem
4.2. O discurso adequado ao contexto e receptor
4.3. Técnicas para melhorar a sua comunicação no relacionamento interpessoal7

5. Gestão de Conflitos
5.1. Estratégias de resolução de conflitos: Vantagens e desvantagens
5.2. Ferramentas de resolução de conflitos
5.3. Resolução de conflitos adicionais:
5.3.1. Conflitos interpessoais
5.3.2. Conflitos baseados em necessidades

6. Simulações e Casos Práticos

Horário: 14h00 – 18h00

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